R. TORO CRIADOR DO SISTEMA BIODANZA E A IBF

NOSSA ETERNA GRATIDÃO E SAUDADES

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010MESTRE ROLANDO MARIO TORO ARAÑEDA VOOU PARA AS ESTRELAS COSMICAS DIA 16/02/2010 AOS 86 ANOS


Nesta 3a. feira de carnaval dia 16/02 Rolando Toro voou para as estrelas aos 86 anos de idade. Nascido em Concepción no Chile criou a BIODANZA SISTEMA ROLANDO TORO em escolas espalhadas nos quadro cantos do mundo. Foi editado um video por Gisele Parreira em homenagem póstuma: http://www.youtube.com/watch?v=ruoOROWQphq basta um click para assistir, e querendo ver todos os videos pesquisem em Biodanza Gisele Parreira.

Sobre as Cinzas desta quarta feira recebi esta notícia que me deixa parte no ar, parte na água, parte na terra, parte sobre todos os elementos, parte que me parte neste instante. Estou aqui para encontramos todos nesta grande roda de embalo, para dar aconchego a família do nosso querido mestre amado Senhor Rolando Toro Arañeda (De Lili Panema-SAMPA).
A comunidade biodanceira mundial agradece ao Mestre Rolando Toro por seus ensinamentos, dedicação, coragem, amor e seu legado o sistema biodanza.

TODOS SOMOS UM DE ROLANDO TORO



TODOS SOMOS UM



A força que nos conduz
é a mesma que acende o sol
que anima os mares
e faz florescer as cerejeiras.
A força que nos move
é a mesma que agita as sementes
com sua mensagem imemorial de vida.
A dança gera o destino
sob as mesmas leis que vinculam
a flor à brisa.
Sob o girassol da harmonia
todos somos um.
Rolando Toro (Criador da Biodança)


ENTREVISTA DE R.TORO NO ENCONTRO NA ITÁLIA
http://www.youtube.com/watch?v=AecZrQkex2Y&feature=player_embedded#at=24


MENSAGEM DE PAZ DO MESTRE DO AMOR

Queridos Biodanzantes,
compartilho esta carta de Rolando Toro, mestre do amor,

CARTA DE ROLANDO TORO ARANEDA PARA PRESENTAR EL IX CONGRESO LATINO AMERICANO DE BIODANZA del 15 AL 18 DE ABRIL 2004 en RIO DE JANEIRO:

POR UNA CONCIENCIA MUNDIAL SOBRE LA PAZ

La evolución del hombre tiene una vertiente biológica de creación de vida y una vertiente cultural de creación tecnológica. Estas dos formas se fueron separando a través de los siglos. La situación actual de nuestra civilización nos conduce a una cultura de muerte. Nuestro tiempo se caracteriza por el signo de Caín: el asesinato, la guerra, la destructividad, la depresión y el sufrimiento de millones de seres humanos. La omnipotencia del poder y del dinero es tan fuerte que para muchos ya parece una condición propia de la naturaleza del hombre.

PERDIMOS EL PARAÍSO EN LA TIERRA; EL ACCESO AL AMOR Y A LA ALEGRÍA DE VIVIR.

El deterioro progresivo de la afectividad y de la conciencia ética representa una tragedia antropológica, que pone en peligro la supervivencia de la especie. La inteligencia abstracta se disoció de la afectividad. En la atmósfera cotidiana no sólo respiramos el aire contaminado, sino también la soledad, el miedo y la violencia. Perdimos la sacralidad de la vida, por primera vez en la historia estamos concientes de que vivimos en una civilización enferma. Frente a este estado de cosas, la comunidad de Biodanza constituye la conciencia viva de nuestro tiempo.

TENEMOS LA MISIÓN DE DEVOLVER AL MUNDO SU DERECHO AL PARAÍSO.

Esta misión parece una quimera, sin embargo se realiza día a día, en el proceso de transmutación afectiva, en el imperio del corazón misericordioso. Estamos haciendo un llamado a todos los hombres y mujeres de la Tierra para unirnos y realizar juntos la danza de la vida, abriendo espacios de felicidad. Los esperamos a todos llenos de amor y esperanza.

ROLANDO TORO ARANEDA.



 
 
 
 
 
 
ENTREVISTA COM ROLANDO TORO NO ENCONTRO NA ITALIA


http://www.youtube.com/watchv=AecZrQkex2Y&feature=player_embedded#at=24
 
 
BIODANZA UM CONVITE A ALEGRIA DE VIVER leia a reportagem

Publicado no Jornal O Tempo em 16 de maio de 2010 - Acesse:

Biodança - Um convite ao encontro e à alegria de Viver
Pessoas de idades, profissões e crenças diferentes se reúnem semanalmente para dançar. Não é uma dança qualquer, mas para expressar genuinamente suas emoções e identidade.

Essa é a proposta da biodança, criada por Rolando Toro Araneda para a humanização e valorização da vida. "Muitas pessoas veem a biodança como uma terapia por se tratar das emoções e do íntimo. Mas diferente da psicoterapia ou terapia de grupo que tem como objetivo e foco o problema, a parte `doente´, a biodança foca a parte sã das pessoas, estimula seus potenciais, o que há de melhor, para que a parte `ruim´ desapareça", explica Deivid Orione Mendes Sampaio, 26, psicólogo e um dos coordenadores da Escola de Biodança Rolando Toro de Minas Gerais.

Deivid comenta que a biodança tem como objetivo principal a expressão da identidade e das potencialidades e não apenas a expressão das emoções. "Ela não está vinculada apenas ao sentir, mas ao pensar e agir de forma integrada. Promove a integração entre a razão, as emoções e o instinto, modificando as ações pessoais e a visão de mundo, fortalecendo o vínculo afetivo e promovendo a valorização da saúde".

Nesse processo não é preciso saber dançar, a estética não importa. Como a própria palavra já diz, bio é vida, e, portanto, a biodança é movimento pleno de sentido.

"A biodança está ligada a todos nossos gestos, desde o caminhar, o trabalho, o olhar, o ver. Tudo isso é considerado dança, pois é dado sentido ao gesto. Todos sabemos dançar, mas muitas pessoas quando dançam não veem sentido no que fazem. Quando entramos em contado com a música, sentimos uma vibração que se manifesta no nosso corpo", ensina Deivid.

A partir dessa entrega, é só perceber qual movimento o corpo quer fazer e deixá-lo expressar-se livremente. "Quando isso acontece, a dança e o movimento entram em fusão e surge um estado de plenitude e vinculação com a própria existência", pontua o facilitador.

Na biodança não se dança sozinho, o grupo é de extrema importância. Segundo Rolando Toro, "a identidade do sujeito só se manifesta na presença do outro, só existimos de forma única porque outras pessoas também existem".

Em grupo. Deivid diz que o grupo desenvolve o papel de protetor e o participante fica seguro para se expressar. "Isso ajuda na expressão das potencialidades, promove a autodescoberta e o retorno às próprias origens, o que permite o renascimento e a renovação existencial".

"Quando iniciamos o processo, começamos a ver a vida de uma forma diferente. Há uma ampliação dos nossos sentidos, o mundo fica mais colorido, os alimentos têm mais sabor, os sons nos fazem sentir com intensidade, o cheiro nos mostra a vida e o toque se torna amoroso. O corpo em movimento com todos seus sons, as batidas do coração, a respiração, o sangue correndo nas veias, o dia a dia com os diversos ruídos se tornam acordes para a música que nós mesmos criamos e dançamos", diz Deivid.

E finaliza: "quando seguimos o ritmo do nosso corpo integrado, conseguimos ter ações capazes de gerar vida. Alcançamos a verdadeira capacidade de amar e ser amado, de reconhecer nas pessoas o que elas necessitam, dar o que podemos e receber com carinho e afeto. A afetividade é a capacidade que temos de conservar a vida. Quando nos unimos a uma outra pessoa afetiva e amorosamente somos capazes de promover mudanças infinitas. Nossa vida passa a ser uma grande sinfonia, nossos gestos se tornam ternos, simples e leves e a cada encontro que temos se torna uma imensa celebração".

Benefícios da biodança
Aumento da energia vital e desenvolvimento da ação
Leveza, novas motivações para viver e renovação existencial
Estimulação do processo de autoconhecimento
Gestos e palavras assertivas e maior capacidade de comunicação
Restauração da autoestima e da autoimagem
Integração ídeo-afetivo-motora
Amorosidade em ação: vínculo e compromisso
Aumenta a alegria e coragem de viver
Reduz o estresse
Aumenta a capacidade para escolher e tomar decisões
Fonte: Maria Lúcia Pessoa


Criador

Método foi criado para tirar pacientes de sua depressão
O criador do sistema biodança é Rolando Toro Araneda, nascido no Chile em 1924 e que morreu em fevereiro deste ano. Psiquiatra e antropólogo, iniciou seus trabalhos vivenciais acreditando na força da dança e da música no tratamento de seus pacientes.

A partir de um trabalho de pesquisa no Hospital Psiquiátrico de Santiago do Chile, com um grupo de pessoas que tinham perdido muitas de suas referências de vida, Rolando resolveu testar um método não convencional, a dança. “Eles estavam tão deprimidos que decidi fazê-los dançar um pouco. A resposta foi surpreendente, muito mais rápida e efetiva do que qualquer outra linha terapêutica, especialmente para os enfermos da civilização, que têm dificuldade de contato com o próximo, de comunicação e que precisam resgatar sua expressão criativa e genuína. A música é excelente para isso, porque não passa pelo mental, vai direto para o emocional”, conta Toro que fundamentou seu método em bases teóricas, antropológicas e biológicas. (AED)

Depoimento
A biodança mudou o meu jeito de pensar”
Conheci a biodança na escola de balé da minha filha. Fiquei encantada e resolvi fazer uma aula experimental. Gostei tanto que me matriculei como aluna e, na sequência, fiz o curso de pós-graduação. Foi uma descoberta tão significativa que mudou a minha vida e o meu jeito de pensar. Isso aconteceu há quatro anos. Hoje me sinto muito realizada. A partir do momento em que eu comecei a dançar, eu voltava para casa e a primeira sensação quando acordava no dia seguinte era de alegria. Meu humor começou a alterar, mesmo já sendo bem-humorada. Sou curiosa, atenta aos meus sentimentos e essa experiência mexeu comigo. Depois comecei a perceber que valores que eu herdei da minha educação tinham tudo a ver com a biodança. Comecei a dar mais valor às coisas que eu havia deixado de lado. Durante muito tempo e, principalmente após a morte do meu marido, passei a viver em função dos meus filhos e da minha família. Não me preocupava comigo. Um dia, durante a aula, o facilitador pediu que fechássemos os olhos e, ouvindo a música, tocássemos um ponto do corpo que nos oferecesse conforto. Ali eu percebi que já não sabia mais nada de mim, tampouco onde eu gostaria de receber carinho. Foi quando me perguntei onde eu me situava naquela história e resgatei valores, inclusive da minha família. A gente vai se distanciando da gente e do outro. A cada dia descobria novas coisas a meu respeito. Foram momentos extremamente prazerosos e marcantes.
Elizabete Correa Goulart, 50,
fotógrafa
Ana Elizabeth Diniz
Especial para O TEMPO
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=141158,OTE&busca=biodan%E7a&pagina=1
 





















RAÚL TERRÉN PRESIDENTE DA IBF - CARTA AOS FACILITADORES DE BIODANZA


                                                   Verônica Toro - Gisele Parreira - Rául Térren

Carta español

Dique Lujan, Buenos Aires, Argentina, agosto 2010
Queridos colegas facilitadores de Biodanza,

Rolando Toro nos ha iniciado en el camino de conexión con la grandeza humana, que privilegio.
Su ultimo mensaje « théorico » ha sido el inconciente numinoso, ese germen de lo maravilloso de la vida que pulsa en cada uno de nosotros.
Vivenciar, aunque sea por un instante, nuestro inconciente numinoso, es percibir la armonía de la música de las esferas, la sutileza de la divinidad que late en cada ser vivo.
Estamos en el momento de enfatizar las línea de afectividad y trascendencia en nuestra vidas. En este camino hay que dejar de alimentar el ego y dedicarse a nutrir nuestra identidad con miel y ambrosia. el néctar de los dioses.
Ser profesor de Biodanza nos da la posibilidad de crear el paraíso en cada clase y quedarnos dentro. Que trabajo encantador !
Los Facilitadores de Biodanza tenemos la misión de poner un poco mas de amor, belleza, y alegría en este mundo que se debate entre la cooperación y el conflicto.
Esta dualidad nos aleja de la confianza y nos hace olvidarnos de la posibilidad de éxtasis. Entremos en nuestras clases abriéndonos al placer de vivir y contagiemos al mundo…
Creemos juntos una Mística Biocentrica, la vivencia del sentido de vivir en plenitud, un mensaje de cooperación y encuentro, una sutil intensidad del existir.
Quería confesarles que ante todo soy un facilitador titular que cada semana en sus grupos hace su trabajo esencial. Luego soy profesor didacta, director de escuela y presidente de IBF pero básicamente y ante todo soy un biodanzante muy agradecido por lo que Rolando y la Biodanza me han dado en la vida.
Esta sensación profunda de agradecimiento me impulsa a realizar este trabajo de dirigir IBF junto a un grupo de colegas con la devoción de un enamorado de la Biodanza.
Los invito a transitar esta nueva etapa del Movimiento Biodanza con la confianza en la vida y en el mensaje de Rolando que todos llevamos dentro nuestro.
Con amor y entusiasmo
Raúl Terrén

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carta portugués

Dique Lujan, Buenos Aires, Argentina, agosto 2010
Queridos colegas facilitadores de Biodanza,

Rolando Toro nos iniciou no caminho de conexão com a grandeza humana. Que privilégio!
Sua última mensagem «theórica » foi o inconsciente numinoso, esse gérmen do maravilhoso da vida que pulsa em cada um de nós.
Vivenciar, ainda que seja por um instante, nosso inconsciente numinoso é perceber a harmonia da música das esferas, a sutileza da divindade que vibra em cada ser vivo.
Estamos no momento de enfatizar as linhas de afetividade e transcendência em nossas vidas. Nesse caminho, temos que deixar de alimentar o ego e nos dedicar a nutrir nossa identidade com mel e ambrosia, o néctar dos deuses.
Ser professor de Biodanza nos dá a possibilidade de criar o paraíso em cada aula e ficarmos dentro. Que trabalho encantador!
Nós, Facilitadores de Biodanza, temos a missão de colocar um pouco mais de amor, beleza e alegria neste mundo que se debate entre a cooperação e o conflito.
Essa dualidade nos afasta da confiança e nos faz esquecer a possibilidade de êxtase. Entremos nas nossas aulas nos abrindo ao prazer de viver e contagiemos o mundo…
Criemos juntos uma Mística Biocêntrica, a experiência do sentido de viver em plenitude, uma mensagem de cooperação e encontro, uma sutil intensidade do existir.
Queria lhes confessar que, antes de tudo, sou um facilitador titular que, a cada semana em seus grupos, faz seu trabalho essencial. Logo, sou professor didata, diretor de escola e presidente da IBF, mas, basicamente e antes de tudo, um Biodançante muito agradecido pelo que Rolando e a Biodanza me deram na vida.
Esta sensação profunda de agradecimento me impulsiona a realizar este trabalho de dirigir a IBF, junto a um grupo de colegas, com a devoção de um apaixonado da Biodanza.
Convido-lhes a transitar nesta nova etapa do Movimento Biodanza com a confiança na vida e na mensagem de Rolando que todos levamos dentro de nós.
Com amor e entusiasmo,
Raúl Terrén

Vamos todos biodanceiros do mundo, apoiados no principio biocentrico, amorosamente desejar a Raúl Terrén saúde, sabedoria e força amorosa para conduzir o processo de maior expansão da biodanza no mundo e inserção nos valores culturais de cada pais.


A TEORIA HUMANISTA


A teoria humanista tem como principais teóricos Abraham Maslow (1908-1970) e Carl Rogers (1902-1987), os maiores responsáveis pela projeção dos seus postulados no mundo. O primeiro, americano, foi considerado o pai espiritual do movimento humanista. Maslow abandona o comportamentalismo, abraçado no início de sua carreira, por passar a acreditar na tendência inata que cada pessoa traz em si para se tornar auto-realizadora. Este seria o nível mais alto da existência humana, onde a realização do potencial de cada indivíduo seria conquistada. A existência de níveis a serem satisfeitos foi proposta por ele através da hierarquia das necessidades. De acordo com Maslow, estas necessidades seriam inatas e deveriam obedecer a uma ordem de saciação, que se encontra representada na pirâmide abaixo. A grande novidade trazida por Maslow, para a psicologia, foi os estudo de pessoas, consideradas por ele, saudáveis, através dos quais formulou suas teorias.





O segundo, também americano, teve o seu trabalho pautado no valor do indivíduo desde o início. Diferentemente do seu contemporâneo, suas visões advieram do tratamento de indivíduos emocionalmente perturbados. Rogers trabalhou com um conceito semelhante ao da auto-realização de Maslow: a existência de uma única motivação avassaladora que se configura na tendência inata que cada pessoa tem de atualizar as capacidades e potenciais do eu, a tendência atualizante. Ele também defendeu a idéia de autoconceito como sendo um padrão organizado e consistente de características percebidas em cada um desde a infância. Na medida em que se acumulam novas experiências, este conceito pode ser reforçado ou ser substituído por novos. Experiências infantis podem ajudar ou prejudicar a auto-atualização, ainda que esta seja inerente ao homem, mas, de forma alguma, são podem ser consideradas determinantes. A capacidade do homem de poder alterar consciente e racionalmente seus pensamentos e comportamentos indesejáveis fornece ao presente um grande peso na formação da personalidade do indivíduo. Para ele, os indivíduos bem ajustados psicologicamente têm autoconceitos realistas, sendo a angústia psicológica advinda do impasse ou desarmonia entre o autoconceito real (o que se é de fato) e o ideal para si (o que se deseja ser). Por isso, Rogers defendia que o cliente deveria determinar o conteúdo e a direção do tratamento, uma vez que este tem dentro de si vastos recursos para o auto-entendimento e para alterar o autoconceito. O termo terapia centrada no cliente deriva desta idéia e esta é encarada apenas como um facilitador.