sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

CORPOREIDADE CORPOREIDADE MUSICAL COMO VIA DE ACESSO AO INCONSCIENTE


CORPOREIDADE MUSICAL COMO VIA DE ACESSO AO INCONSCIENTE
BIODANZA um caminho... muitas possibilidades


 


O corpo possuí uma memória na pele, muscular, em forma de sensações propioceptivas e exteroceptivas, desde as primitivas, essencialmente na pele e nos músculos.  Nossa corporeidade  guarda a memória de todas as situações e experiências vividas que  permanecem irrepresentáveis e consequentemente inacessíveis à linguagem.

 

Freud afirmou que os sonhos sao a via régia de acesso ao inconsciente, assim como as associações livres, mas existe outra via de acesso ao inconsciente arcaico e somente via a corporeidade pode acessar o campo sensorial e trazer o material inconsciente.

 

A Biodanza integra e reorganiza a unidade psico-emocional-física a partir da mobilização da memoria corporal que conta sua história, por meio de sensações, vivências ligadas às experiências priveras da vida, linkadas por meio das sensações, sentimentos, imagens, conceitos, pensamentos, essência da reconstrução da memória, podendo desativar nucleos patológicos repetitivos, restaurando um estado de saúde natural com a integração dos 3 corpos, físico, sensorial e emocional em interação constante na comunicação e inter-alimentação, o corpo e as sensações são as raízes do psíquismo e a via mais direta para restaurar um estado de saúde.


Em cada sessão as vivencias corporais, sensoriais e emocionais estimuladas pelo ambiente enriquecido pelo grupo, situações de encontro, consigo mesmo, com o outro, movimentos plenos de significados, a música, surgem como fragmentos que unidos, oportuniza a reitegração do sujeito e sua história, reforçando sua identidade, sentimento de valor e segurança interior, enquanto, gradualmente situação traumática se transformam em pensamentos que renomeados reverte-se em lembrança, voltando a fazer parte da hisória da pessoa sem a carga emocional destrutiva repetitiva de antes.

 

A Biodanza estruturada em grupo, com função de útero social, lugar de ser si mesmo e continuar sendo, reparentalizando a maternagem primeira via a presença plena, manifesta pelo acolhimento, aceitação, afetividade que nutre e promove uma ambiência confiável e contenedora, restaurando a confiança na vida, em relações mais plenas, humanizadoras e afetivas, restabelecendo e fortalecendo a capacidade de vincular-se com outras pessoas, ampliando as relações interpessoais e sociais, descortinando-se novos horizontes.

 

Em Belo Horizonte, as sessões de biodanza são conduzidas por Gisele Parreira psicanalista didata e em Biodanza com diversas especializações, com experiência clinica e em grupos de desenvolvimento humano, acontecem em forma de grupo regular 1 vez por semana, em dia e horário fixo, com duração de 02 (duas) horas e meia, o participante usa roupa confortável para movimentar-se, descalço, despojado e disponível para vivênciar. Há também, os trabalhos intensivos de fim de semana, como aprofundamentos e extensões da Biodanza, como o Minotauro que trabalha os medos e traumas, a Arvore dos Desejos que removem os obstáculos e mobiliza condições para a realização dos desejos, a Biodanza Aquática que aprofunda vivências ocêanicas.

 

Os Locais na Capital mineira, um no centro na rua Tupis, 185 s 902 – todas as 3afs. Das 18:30 as 21:00 – e no Bairro Cachoeirinha na Rua Ana Paula, 442 todas as 2ª.feiras das 19:00 as 21:30. Informações pelo email: parreiragisele@yahoo.com.br – site: www.biodanzagp.com.br  e telefone (31) 9206-3898.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário