CURSOS, ATIVIDADES, CURRICULUM GP

MENSAGEM A VOCÊ: SEJA BEM VINDO !

BIODANZA A POETICA DO ENCONTRO HUMANO! Uma ciência rítmica que ordena musicalmente os movimentos naturais do corpo, sobretudo os atos, e gestos arquetípicos. Movimentos realizados em profunda ressonância e conexão com a Vida. ( R. Toro) Expressados pela Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afetividade e Transcendência. Não há evolução solitária, o crescimento se dá na presença do outro. O grupo regular é essencial "útero social" onhde o processo evolutivo é gestado com a força do amor e cuidado. 

A Biodança, dança da vida, é uma proposta para entrar em contato profundo com a vida. O que significa adquirir autonomia, auto-estima, segurança, vitalidade e saúde; poder expressar suas emoções, saber transformar a realidade em oportunidade.


Se você não tem um sentimento profundo e abrangente a respeito de si próprio e um entusiasmo criativo por suas possibilidades, não está no caminho para a melhor vida possível. A insegurança pode levar à inatividade, a formas de adiamento, à reclusão defensiva e à relutância em afirmar seu lugar no mundo.
Não se pode negar que o mundo moderno e as novas tecnologias têm facilitado muito a vida do homem, mas, por outro lado, contribuíram para afastá-lo do contato com os outros, com a natureza e, principalmente, consigo mesmo, provocando uma das mais graves doenças da atualidade: a dissociação entre o sentir, o pensar e o fazer.


É por isso que as pessoas têm procurado cada vez mais recursos para melhorar sua qualidade de vida, seja no trabalho, em casa ou na comunidade
É você quem cria sua vida ou apenas a aceita?


Buscar um significado especial para nossas vidas não é tarefa fácil.
A Biodança é um importante instrumento para desenvolver todos os potenciais genéticos adormecidos no ser humano pelo processo cultural e que desperta o indivíduo para a realização de seu maior objetivo: viver e ser feliz.


GISELE NOGUEIRA PARREIRA CARMO

Facilitador e Didata de Biodança MG-0037
Psicanalista Clínico AMAP no. 0258-04
Advogada inscrita na OAB/MG no. 51.291


  • Graduada em Direito desde 1988
  • Psicanalista Clinico e Ditada, com Pós graduação
  • Pós graduada em Metodologia de Ensino Superior
  • Presidente da Associação Mineira de Psicanálise- AMAP
  • Consultora em Desenvolvimento Humano há mais de 10 anos
  • Facilitadora de Biodança há mais de 10 anos
  • Facilitadora de Projeto Minotauro, biodança aquática e Didata
  • Pintora autoditada,
  • Massoterapeuta sistema Leitura Corporal
  •  Reiki Máster 
  •  Kirliográfa ou foto da áurea e a prevenção
  • Conduzia 08 Grupos de Biodança, particular, sociais e em outros projetos com adultos, terceira Idade.
  •  Casais Grávidos, projeto Minotauro, árvore dos desejos e Didata.
 Gisele Parreira como é mais conhecida é de Belo Horizonte - MG - Brasil, viveu em Manaus, no Rio de Janeiro e agora mora na Capital mineira. Graduada em Direito em março 1989, militou por 20 anos. Enquanto isso, ingressou na Formação como Facilitadora de Biodanza pela EBTRMG concluindo o curso em Setembro de 2000 sob o número MG-0037 pela IBF Intenational Biocentric Foundation. Prosseguiu trabalhando com diversos grupos de desenvolvimento humano. Mais tarde, fez algumas extensões da Biodanza, Projeto Minotauro, Árvore dos Desejos, Biodanza Áquatica e Didata.
Em maio de 2003 concluiu sua formação como Psicanalista Clínico, pela AMAP Associação Mineira de Psicanálise, onde atua na clínica e como Presidente da entidade. Em maio de 2006 fez pós graduação latu sensu em Teoria Psicanalítica pela Faculdade Redentor, segue estudiosa na área e atua como Psicanalista clínico. 
Atua há 15 anos como facilitadora de Biodanza com grupos regulares permantes no seu espaço clínico Biodanga GP. E diversos outros grupos da terceira idade, grupos sociais, empresas públicas e privadas, tais como a Prefeitura Municipal de Contagem em 2008 onde introduziu  o PROJETO VIVA MELHOR BIODANZA PARA TODOS como política pública trabalhando com diversos grupos sociais. Mais tarde trabalhou com outro PROJETO CIDADANIA EM REDE pela Preitura Municipal de Belo Horizonte. Participou com oficina de Biodanza da Ação Global em Contagem pela Prefeitura Municipal de Contagem em 2007. Produziu diversos videos de biodanza os quais poderão ser vistos no: www.youtube.com.br pesquisando: biodanza Gisele Parreira.
Nos fins de semana faz periodicamente maratonas de aprondamento de vários temas e extensões da biodanza tais como:
BIODANZA AQUATICA
PROJETO MINOTAURO
ÁRVORE DOS DESEJOS


ATIVIDADES EM BIODANZA


A Trajetória de Gisele na Biodanza mereceu um video, que você pode assistir:


ATIVIDADES EM BIODANZA
Eventos, maratonas, cursos, workshop seminários práticos e vivenciais em Belo Horizonte ou através de organização de tercerios, empresa pública ou privada em qualquer estado do Brasil e no exterior.

MARATONAS:

  • IDENTIDADE, máscaras, papéis e fantasias - focalizando a integração da identidade do sujeito, elaboração de uma máscara gessada que nos permite perceper nossas identificações arcaicas. Trabalhar nossa criança ferida, acompanhá-la num crescente ao desabrochar da criança divina, com sua luz restaurando o adulto integrado, capaz de um vínculo saudável e nutritivo consigo mesmo, com o outro e os grupos aos quais pertence.
FOTOS DA MARATONA FACES DA IDENTIDADE MÁSCARAS, PAPÉIS E FANTASIAS REALIZADA NOS DIAS 22 A 24 DE JANEIRO DE 2010


Olá para facilitar o trabalho eu coloquei todas as fotos nesse site:
http://picasaweb.google.com/giseleparreira/Biodanza
é só você dar um click sobre a imagem que ela vai aparecer grande e em seguida é só salvar,
o nosso vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=SiFCP0SDDEY











  • BIODANZA AQUATICA uma das atividades mais prazerosas e intensa. Segundo Rolando Toro é a mais importante extensão da Biodanza, cujos efeitos elevam o sentimento de leveza e harmonia.
É uma técnica especial que se trabalha na água em temperatura e ambiente adequados com efeito integrador.
A água tem o grande poder de dissolver as tensões musculares   e o consequente relaxamento das tensões crônicas que estão intimamente associadas as posturas e/ou resistências existenciais.
 
As vivências na água atuam diretamente no inconsciente vital  (psiquismo celular) e possibilitam movimentos de prazer cenestésico.
O símbolo poético da água nos remete a fonte da vida, do nascimento, da purificação e da renovação. A água é sagrada.
        e brota do seio da terra.
       
   Carl G. Jung descreveu a experiência oceânica como um   
   estado de fusão com a totalidade, estabelecendo relações
   profundas com a experiência do elemento primordial.

A água como o âmnios, lugar morno e original, evoca o
sentido do ninho, do acolhimento e da nutrição. Amplia a percepção de si e outro, permite a sensação do “eros”, a capacidade da entrega, o compartilhar e o prazer de viver.  É um caminho para expansão da consciência.
Tivemos uma experiência profunda e riquissíma criando um
 grupos de biodanza aquática regular que funcionou durrante 05 (cinco) meses, nos possibilitando experimentar utilizar a curva neuroendócrina de uma sessão de biodanza  com várias intensidades, com sensibilidade, criatividade foi um grande e rico aprendizado e conquistas para os participantes.


 Diversos são os videos da Biodanza Acquática GP, basta um click

CURSOS E CONSULTORIA

CONSULTORIA E CURSOS


SISTEMA BIOCENTRICO PARA EMPRESAS

A empresa é um dos sistemas mais poderosos de nossa sociedade. Dela dependem direta ou indiretamente milhões de vidas. Sua filosofia e objetivo final precisam ser repensados na perspectiva da ecologia profunda.

O SISTEMA BIOCÊNTRICO PARA ORGANIZAÇÕES nos propõe repensar as instituições e a Empresa , sua Missão, seus Valores, tendo a VIDA como referência essencial.

As organizações são vistas como organismos vivos, inseridos no ambiente e em profunda e permanente interação com seu meio. Organizações que se baseiam na criação e manutenção de redes afetivas, seja no seu ambiente interno, seja no ambiente externo, promovendo a revitalização dos valores essenciais, nutrindo os laços entre seus colaboradores, famílias, fornecedores, comunidade.

Organizações com ênfase no potencial de saúde da própria empresa e das pessoas nela envolvidas, nutrindo e oferecendo condições para alimentar suas necessidades básicas e de ampliar seu potencial.


INTERVENÇÕES:

Definião de Missão e Valores da Organização ou de Departamentos com base no Sitema Biocêntrico

Cursos e Atividades Teórico-Vivenciais

Datas comemorativas, (dia internacional da Mulher, semana CIPA, celebrações de fim de ano) e etc.


METODOLOGIA DA BIODANÇA

Consiste em vivências integradoras em grupo, utilizando música, canto e a dança, esta compreendida como movimento pleno de sentido. Respeitando-se os níveis motores de cada um, cuidando da auto-regulação e da continuidade do trabalho conforme o contrato preestabelecido com o grupo. Cada pessoa é acompanhada através de fichas individuais com informações fornecidas pela instituição e as que serão acrescentadas no decorrer do processo.

A apresentação da biodança privilegia um encontro vivencial, onde cada participante entra na experiência, compreendendo a vivência a partir do próprio corpo e suas percepções. A duração ideal são duas horas, com uma apresentação verbal de 30 minutos dos participantes, do facilitador e sobre a proposta, representando uma terço e o restante vivência.

Os encontros e a seqüência dependerá dos objetivos e podem ser em um Works Shop num fim de semana, em um local especial (hotel fazenda). Encontros Semanais de uma 01 (uma)vez com duração de 02:00. A continuidade do trabalho deve ter no mínimo 3 (três) meses de duração à (6) seis meses.

O local deve ser amplo com espaços para movimentação das pessoas. Equipamentos de som, para uso das músicas.

Cenário Atual

O movimento da Biodança conquista, cada vez mais, espaço em todo mundo.

Está presente nos países da América do Norte, Central e muito desenvolvida na América do Sul. Na Europa está presente na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça. Começa a desenvolver-se também na África do Sul, Austrália, Japão e Rússia. É um movimento mundial.

Atualmente muitas organizações e grupos de pessoas tem buscado a Biodança como uma alternativa para melhorarem seus relacionamentos e se posicionarem melhor perante a vida.

Cada vez mais as empresas estão preocupadas em oferecer uma vida mais saudável a seus funcionários, pois funcionário feliz, produz mais e melhor.

Nesse sentido, a Biodança é de extrema importância, oferecendo soluções específicas para as necessidades mais comuns dentro da empresa:

Capacitação do Ser Humano:

- Flexibilização
- Prontidão
- Auto-estima
- Motivação

Conectividade:

- Desenvolvimento de equipe
- Parcerias
- Integração de cultura

Qualidade de vida:

-Família
- Campanha educativa
- Tabagismo
- Alcoolismo
- Drogas
- programa de preparação para aposentadoria
- LER (Lesões por Esforços Repetitivos)
- Saúde integral para a pessoa

Celebrações

- Datas comemorativas e outras











A LINHA DA CRIATIVIDADE

As vivências em Biodança visam fortalecer a Identidade valorizando as qualidades que cada um, inegavelmente, possui e estimulando a Comunicação Não Verbal. Por se tratar de uma terapia que só pode ser desenvolvida em grupo, a Biodança, Dança da Vida , promove o encontro entre as pessoas fortalecendo os laços afetivos que, por ventura, já existirem e abrindo espaço para novas amizades.



As emoções que afloram durante uma vivência de Biodança são rejuvenescedoras, na medida em que despertam dentro de cada um o Ímpeto Vital que impulsiona a querer viver cada momento na sua plenitude. A prática da Biodança proporciona a expressão de emoções que, quando harmonizadas, reduzem a rigidez das Couraças Musculares existentes que, em muitos casos, são responsáveis por dores musculares, dores de cabeça, depressão, stress entre outros males da vida moderna. Desta forma iremos, gradativamente reestabelecendo o equilíbrio do corpo e alcançando a saúde física e mental.










Ao desenvolvermos a Linha da Criatividade notaremos que a solução de vários problemas que antes nos consumiam tempo e energia passa a aparecer de forma natural. Através da dança e dos movimentos propostos nas vivências de Biodança, o nosso corpo torna-se integrado e sensível e o Ato de Criar torna-se natural e extremamente prazeiroso. Perceberemos que, com o passar do tempo, estes efeitos poderão ser notados em todos os momentos da nossa vida.



CLIENTES:

  • ITAMBÉ/CIPA
  • GRAFFICOM
  • CITCOOP
  • PREFEITURA M CONTAGEM
  • PREFEITURA M BELO HORIZONTE
  • AMBEP

  
REPORTAGEM AMBEP