A Biodança É Biocêntrica
 Dançaterapia: Modelo: Pamela- Arte Digital: Henrique  Vieira Filho
Buscar um significado especial para nossas  vidas não é tarefa fácil e  para tanto é necessário ampliar o  autoconhecimento para aflorar um  sentimento profundo, abrangente e criativo,  acompanhado de entusiasmo e  de possibilidades a respeito de si próprio.
Dançaterapia: Modelo: Pamela- Arte Digital: Henrique  Vieira Filho
Buscar um significado especial para nossas  vidas não é tarefa fácil e  para tanto é necessário ampliar o  autoconhecimento para aflorar um  sentimento profundo, abrangente e criativo,  acompanhado de entusiasmo e  de possibilidades a respeito de si próprio.  
Poucos contestariam que  o mundo moderno e as novas tecnologias têm  facilitado muito a vida do  ser humano, mas por outro giro, contribuíram também  para afastar o  contato com as pessoas, com a natureza, e, mormente consigo  mesmo,  atraindo a dissociação entre o sentir, o pensar e o fazer.
Talvez por isso as pessoas procurem mais recursos para  melhorar sua qualidade de vida seja no trabalho, em casa ou na comunidade.  Para construir relações mais saudáveis, o ser humano quando fragmentado  entre seu pensar, sentir e fazer limita sua existência por mecanismos defensivos  de evitação, levando-o muitas vezes aos sentimentos de menos valia, baixa  autoestima e anestesia existencial.
Com o objetivo de contribuir para a melhoria da vida das  pessoas foi criado na década de 1960 o Sistema Biodanza pelo professor, psicólogo, antropólogo, poeta e pintor chileno, Rolando  Toro Araneda (1914-2010), quando desenvolvia pesquisas com música e dança para o  tratamento de doentes mentais na Universidade do Chile. O primeiro nome dado ao  sistema foi psicodanza. Após estudo minucioso, Rolando Toro percebeu que o nome  psicodanza não era apropriado. Em uma epifania com a professora paulista Cecília  Luzzi cunhou o acrônimo BIODANZA, para designar o sistema,  cingir os  movimentos corporais, as cerimônias dos encontros capazes de produzir  homeostasia orgânica, afetiva, motora e existencial, contribuindo para o bem  estar do ser humano nos níveis imunológico, endócrino e neurológico,  contemplando também a visão e o caráter holístico do sistema, onde  corpo mente e espírito constitui um todo inseparável na manifestação da vida.  Desse modo, a partir do ano 1977, a psicodanza  também no Brasil passou a  ter o nome de “Biodanza - Sistema Rolando Toro”,  A idéia de Rolando Toro  aproximava-se do que era proposto pelo filósofo francês Roger Garaudy (1913-), em seu livro “Dançar a Vida”.
“Quando virdes as moças de Silo saindo para tomar  parte nas danças, [...].” Juízes 21:21
“Davi dançava com todo o entusiasmo [...]” 2  Samuel 6:14
Rolando Toro deu continuidade ao anseio de Carl Gustav Jung  (1875-1961) que desejava que o trabalho analítico desaguasse na corporeidade.  Revisitando Donald Woods Winnicott (1896-1971), Rolando Toro aprimorou o  processo de amadurecimento e a ética do cuidado humano arraigado na prática  vivencial da Biodanza. A arquitetura da Biodanza é fundamentada no princípio  Biocêntrico no qual Universo é um holograma vivo. Esse princípio se propõe a  orientar os relacionamentos sociais e educacionais para a criação de uma  estrutura psíquica capaz de estimular como centro e ponto de partida os  comportamentos humanos.  Entre os benefícios da Biodanza (não é preciso  saber dançar, tampouco experiência anterior), encontramos a possibilidade das  pessoas  se conhecerem melhor, se aceitarem, ficarem  desinibidas e  felizes. Esses benefícios contribuem para a ampliação do autoconhecimento e da  autoestima, minimizando os medos de colocar limites, de explicitar desejos, de  expressar anseios, de olhar nos olhos do outro, de tocar, de ser tocado e de se  aproximar, dentre outros. Dança, música e contato em grupo atuam no corpo e na  mente.
Os encontros, denominados de sessões, são realizados em local  seguro. Um clima de mútua confiança é propiciado pela presença suave, terna,  receptiva e disponível dos participantes o que permite a cada um conectar-se  cada vez mais profundamente com a sua própria identidade. O andamento de cada  sessão ocorre basicamente em duas fases distintas: uma verbal e outra vivencial.  A verbal acontece no início e abrange aproximadamente um terço da sessão. O  tempo restante é dedicado para vivências, músicas e movimentos corporais.
As vivências(com duração ideal de duas horas) são exercícios  semi estruturados pelo facilitador e realizados por todos os participantes. A  integração da vitalidade, da sexualidade, da criatividade, da afetividade  e  da transcendência é assim deflagrada nas vivências.  Nas vivências  em grupo, são utilizadas músicas, cantos e dança, na última estão   compreendidos os movimentos  que também envolvem a pulsação do  coração, o olhar e as mãos dadas, numa integração entre o sentir, o pensar  e o fazer. A dança resgata movimentos e gestos de vida encontrados no cotidiano  de cada pessoa e nas experiências dos diversos povos em diferentes épocas de  suas histórias.  Assim, é desencadeado um processo continuo e progressivo  onde é estimulado o sistema nervoso simpático e parassimpático, induzindo o  equilíbrio neurovegetativo e intensificando a homeostasia corporal, o que  resulta em uma sensação de bem estar físico, regulação do sono, sensação de  serenidade, despertar da criatividade existencial e o ritmo de vitalidade,  transcendendo os  limites pessoais.
A continuidade do trabalho deve ter um mínimo três meses a  seis meses de duração. Os encontros podem ser em Workshop ou em um local  especial (hotel fazenda, por exemplo). A Biodanza conquista cada vez mais espaço  em todo o mundo e é muito rebuscada na América do Sul.
No Brasil é representada legalmente junto ao Ministério do  Trabalho e Emprego pelo SINTE – SINDICATO DOS  TERAPEUTAS www.sinte.com.bre em quase todos os estados há uma escola de Biodanza com diversos  facilitadores e/ou didatas trabalhando com grupos de adultos, de crianças e  específicos com necessidades especiais. É muito desenvolvida na América Central  e do Norte. Na Europa está presente na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha,  França, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça. Começa  a desenvolver-se também na África do Sul, Austrália, Japão e Rússia. A Biodanza,  em suas várias extensões, também desenvolve projetos de aprofundamento tais  como: Minotauro, Árvore dos Desejos, Biodanza Aquática, os Quatros Elementos, I  Ching, Biodanza e Xamanismo, dentre outros, enriquecendo o movimento holístico  de forma permanente e aprofundada.
Em sua ampla experiência de mais de quinze anos, a mineira  Gisele Parreira, professora e didata de Biodanza que também foi aluna de Rolando  Toro afirma:
“A Biodanza é uma proposta para entrar em contato  profundo com a vida. Isso significa adquirir autonomia, autoestima, segurança,  vitalidade e saúde; poder expressar suas emoções e saber transformar a realidade  em oportunidade.”parreiragisele@yahoo.com.br 
Em treinamentos empresariais, comunitários, e em cursos que  leciona em Belo Horizonte – MG, Parreira, que também é psicanalista ditada e  advogada, ressalta:
 “A Biodanza é um importante instrumento para  desenvolver os potenciais genéticos adormecidos no ser humano e pelo processo  cultural que desperta o indivíduo para a realização de seu maior objetivo: viver  e ser feliz. Evidente que falar em Biodanza é sempre limitante por ter esse  sistema privilegiado à experiência vivencial, onde o sentir traz uma  intensificação e significação pessoal na expressão da dança de cada pessoa, a  coloca face a face consigo mesma. Onde não mais há a fala (às vezes, ela nos  desvia), há um sentir num fluxo e refluxo de si mesmo, aflorando do seu interno  para o externo, deparando-se com sua “verdade pessoal”, com seu sentir, com sua  experimentação íntima,  numa inversão de percepção da realidade, quase  sempre, observada do seu exterior. Assim, a vivência é impactante e  transformadora. ” www.biodanza-gp.blogspot.com
O objetivo da Biodanza é a ampliação do autoconhecimento e o  despertar dos nossos potenciais. Nesse significativo objetivo está à integração  do Ser humano entre seu pensar, sentir e agir de forma autêntica, numa unidade  coerente onde seu gesto acompanha seu sentimento e estes seus pensamentos e  intenções, ampliando sua existência por meio da própria sensibilidade  sinestésica, somática, sensorial e psíquica.
Segundo “Mestre do Afeto” Rolando Toro :
“ A base conceitual da Biodanza provem de uma  meditação sobre a vida, ou talvez da desesperança, do desejo de renascer dos  nossos gestos despedaçados, de nossa vazia e estéril estrutura de repressão.  Poderíamos dizer com certezas, de nossa nostalgia de amor.”
“Biodanza, mais que uma ciência, é uma poética do  encontro humano, uma nova sensibilidade frente à existência. Sua metodologia  promove uma sutil participação no processo evolutivo.”
“Dança, Amor e Vida são termos que aludem ao  fenômeno da Unicidade cósmica.  
O núcleo criador da cultura do terceiro  milênio está por nascer com a restituição da sacralidade da vida.” www.biodanza.org.
Para saber mais : www.holopédia.com.br
 
 
 
Raimundo Amim Lima Haddad - CRT 38326 - Terapeuta  Holístico, trabalha com Reiki, Calatonia, I Ching, Florais, Terapia  Corporal e Fitoterapia, dentre outras técnicas.
 
No  registro psíquico, acredita-se que ostraços da bocacompõem um código repleto de sinais capazes de revelar aspectos que  podem ou não ser conscientes, dentre os quais podemos destacar: satisfação  pessoal, realização interna, sentimentos de liberdade, etc. Por outro lado,  ostraços dos lábios revelam  uma interpretação possível da afetividade, amorosidade, objetividade e  interesses pessoais, e os traços  da língua podem indicar os  movimentos da busca do prazer, satisfação ou insatisfação.
A ciência  moderna define a boca como a primeira parte dosistema digestório, constituída por uma cavidade que se comunica com  o exterior pelovestíbulo (porção  periférica compreendida entre os arcos dentais, os lábios e a bochecha), e com  a laringe,pelo istmo das  fauces(abertura através da qual a cavidade da boca se comunica  posteriormente com a faringe). A base da cavidade está ocupada pela língua, e o  lábio, como sendo o relevo que ocupa as duas margens da boca.
 A  leitura a seguir também é baseada na acognosia e sugere algumas das proposições  mais simples de atitudes comportamentais, em conjugação com o somático, dos  pontos de vista objetivo, subjetivo e psíquico, sendo uma adição necessária para  a técnica “Análise da Imagem  Holística do Cliente,” facilmente encontrada no sitewww.holopedia.com.br
Tem como  objetivo acrescentar recursos para facilitar a análise e a interpretação dos  mais recorrentes traços de  boca que podem ser revelados nas  imagens do cliente. As expectativas são de aproximadamente noventa por cento de  exatidão possibilitando assim, revisões constantes.
I-Ausência do traço da  boca: pode revelar um cliente que tem a característica de ser incapaz a  qualquer satisfação pessoal e que está no auge da dependência. Mesmo que o  cliente esteja bem sucedido, poderá está numa condição de vida onde o necessário  e o possível deve ser feito somente para o outro. Assim, o impossível é atraído  para si. Seu maior desafio poderá  ser o de não se deixar levar pela posição de sucesso na vida.
 II - Boca em  traço reto (__): pode revelar um  cliente que tem a característica de está sendo conduzido pelo movimento  coletivo, ou seja, o seu desejo individual de diferenciação é a procura de  adequação às normas do grupo social ao qual pertence ou deseja pertencer. Seu  maior desafio poderá ser o de  descobrir seuspróprios propósitos.
III- Boca em traço em forma de meia lua: pode revelar um cliente que tem a característica dese envolver e assumir como se fossem seus,acontecimentos que para si  são sempre surpresas. A princípio, não sabe dizer do que gosta nem do que quer,  mas tem capacidade muito grande de ser seduzido.Seu maior desafio poderá ser o de retomar a leitura de valor para si  mesmo.
 II - Boca em  traço reto (__): pode revelar um  cliente que tem a característica de está sendo conduzido pelo movimento  coletivo, ou seja, o seu desejo individual de diferenciação é a procura de  adequação às normas do grupo social ao qual pertence ou deseja pertencer. Seu  maior desafio poderá ser o de  descobrir seuspróprios propósitos.
III- Boca em traço em forma de meia lua: pode revelar um cliente que tem a característica dese envolver e assumir como se fossem seus,acontecimentos que para si  são sempre surpresas. A princípio, não sabe dizer do que gosta nem do que quer,  mas tem capacidade muito grande de ser seduzido.Seu maior desafio poderá ser o de retomar a leitura de valor para si  mesmo.
 IV- Boca em  traço em forma de meia lua invertida: pode revelar um cliente que tem a característica de saber o que quer,  mas não saber onde está o que quer.Seu maior desafio poderá ser o de definir metas e compromissos a serem  assumidos.
V- Boca em traço intermitente (----):pode revelar um cliente que tem a característica de gostar de ficar num  posto de observação e não se integrar tendo também limitações em saber o que  quer. Suas prováveis palavras de ordem: “pode ser”, “é uma possibilidade”, “talvez”, “vamos ver”, etc. Seu  maior desafio poderá ser o de organizar e definir sua meta.
VI- Boca sorriso (traço em forma meia lua na horizontal com um pequeno traço  diagonal em cada ponta): pode  revelar um cliente que acredita que está num bom momento da sua vida, mas isso,  antes de tudo, não passa de um grande esforço, pois nem sempre o sorriso  significa felicidade, cordialidade ou boa acolhida. Vale ressaltar que em se  tratando de gesto, é quase impossível falar com alguém durante certo espaço de  tempo sem sorrir, mesmo que a outra pessoa seja um inimigo. As pessoas também  sorriem sarcásticas, irônicas ou compassivamente.Seu maior desafio poderá ser o de não fazer segredo dos seus  incômodos.
VII- Boca triste (traço em forma meia lua invertida na horizontal com um pequeno  traço diagonal em cada ponta):pode revelar um cliente que tem como característica a lei do maior  esforço. Quanto mais obstáculos para superar mais prazer sentirá para atingir o  objetivo. Seu maior desafio  poderá ser o de abandonar a obrigatoriedade de ser muito  competente.
VIII- Boca estribo (? traço reto sob o  semicírculo): pode revelar um cliente com grande disponibilidade para o  externo. Seu maior desafio poderá  ser o de disponibilizar para o outro o que é necessário para si.
IX- Boca estribo invertido (traço  reto e sobre o semicírculo): pode revelar um cliente com limitações de fazer uso  de suas habilidades. Seu maior  desafio poderá ser o de desenvolver sua capacitação.
X-Boca  tipo triângulo ? ?: pode indicar um cliente que se disponibiliza para tudo,  mesmo não sendo necessário ou possível.Seu maior desafio poderá ser o de vencer o medo de que, se não se  disponibilizar espontaneamente, não terá importância.
XI- Boca zangada (traço superior e inferior dos lábios formando a boca, com a língua  para fora): pode indicar um cliente que acredita que não tem presença. Seu maior  desafio poderá ser a sua aceitação no seu meio de convívio.
XI – Boca marca de beijo (traço superior e inferior dos lábios formando a boca com um  semicírculo entre os mesmos): pode indicar um cliente romântico e criador de  ilusões. Seu maior desafio poderá ser o de não conseguir sair do lirismo para  enfrentar a realidade.
XIII- Boca ferradura (traço de formas [U ?] com ou sem dentes): pode indicar um  cliente que tem como antídoto para a sua ansiedade o fato de ser simplesmente  atendido. Pode também revelar também um cliente que geralmente dissimula  conscientemente. Seu maior desafio poderá ser o não de perceber que está sob  observação.
“A boca do  insensato é sua ruína, e seus lábios, uma armadilha para si mesmo”. Provérbios  18:7
Afirmamos  que é provável a possibilidade da revelação de uma centena de formatos de bocas  nas imagens feitas pelos próprios clientes
Para  saber mais: www.holopedia.com.br
 IV- Boca em  traço em forma de meia lua invertida: pode revelar um cliente que tem a característica de saber o que quer,  mas não saber onde está o que quer.Seu maior desafio poderá ser o de definir metas e compromissos a serem  assumidos.
V- Boca em traço intermitente (----):pode revelar um cliente que tem a característica de gostar de ficar num  posto de observação e não se integrar tendo também limitações em saber o que  quer. Suas prováveis palavras de ordem: “pode ser”, “é uma possibilidade”, “talvez”, “vamos ver”, etc. Seu  maior desafio poderá ser o de organizar e definir sua meta.
VI- Boca sorriso (traço em forma meia lua na horizontal com um pequeno traço  diagonal em cada ponta): pode  revelar um cliente que acredita que está num bom momento da sua vida, mas isso,  antes de tudo, não passa de um grande esforço, pois nem sempre o sorriso  significa felicidade, cordialidade ou boa acolhida. Vale ressaltar que em se  tratando de gesto, é quase impossível falar com alguém durante certo espaço de  tempo sem sorrir, mesmo que a outra pessoa seja um inimigo. As pessoas também  sorriem sarcásticas, irônicas ou compassivamente.Seu maior desafio poderá ser o de não fazer segredo dos seus  incômodos.
VII- Boca triste (traço em forma meia lua invertida na horizontal com um pequeno  traço diagonal em cada ponta):pode revelar um cliente que tem como característica a lei do maior  esforço. Quanto mais obstáculos para superar mais prazer sentirá para atingir o  objetivo. Seu maior desafio  poderá ser o de abandonar a obrigatoriedade de ser muito  competente.
VIII- Boca estribo (? traço reto sob o  semicírculo): pode revelar um cliente com grande disponibilidade para o  externo. Seu maior desafio poderá  ser o de disponibilizar para o outro o que é necessário para si.
IX- Boca estribo invertido (traço  reto e sobre o semicírculo): pode revelar um cliente com limitações de fazer uso  de suas habilidades. Seu maior  desafio poderá ser o de desenvolver sua capacitação.
X-Boca  tipo triângulo ? ?: pode indicar um cliente que se disponibiliza para tudo,  mesmo não sendo necessário ou possível.Seu maior desafio poderá ser o de vencer o medo de que, se não se  disponibilizar espontaneamente, não terá importância.
XI- Boca zangada (traço superior e inferior dos lábios formando a boca, com a língua  para fora): pode indicar um cliente que acredita que não tem presença. Seu maior  desafio poderá ser a sua aceitação no seu meio de convívio.
XI – Boca marca de beijo (traço superior e inferior dos lábios formando a boca com um  semicírculo entre os mesmos): pode indicar um cliente romântico e criador de  ilusões. Seu maior desafio poderá ser o de não conseguir sair do lirismo para  enfrentar a realidade.
XIII- Boca ferradura (traço de formas [U ?] com ou sem dentes): pode indicar um  cliente que tem como antídoto para a sua ansiedade o fato de ser simplesmente  atendido. Pode também revelar também um cliente que geralmente dissimula  conscientemente. Seu maior desafio poderá ser o não de perceber que está sob  observação.
“A boca do  insensato é sua ruína, e seus lábios, uma armadilha para si mesmo”. Provérbios  18:7
Afirmamos  que é provável a possibilidade da revelação de uma centena de formatos de bocas  nas imagens feitas pelos próprios clientes
Para  saber mais: www.holopedia.com.br
 

Dançaterapia: Modelo: Pamela- Arte Digital: Henrique  Vieira Filho
Poucos contestariam que o mundo moderno e as novas tecnologias têm facilitado muito a vida do ser humano, mas por outro giro, contribuíram também para afastar o contato com as pessoas, com a natureza, e, mormente consigo mesmo, atraindo a dissociação entre o sentir, o pensar e o fazer.
Talvez por isso as pessoas procurem mais recursos para  melhorar sua qualidade de vida seja no trabalho, em casa ou na comunidade.  Para construir relações mais saudáveis, o ser humano quando fragmentado  entre seu pensar, sentir e fazer limita sua existência por mecanismos defensivos  de evitação, levando-o muitas vezes aos sentimentos de menos valia, baixa  autoestima e anestesia existencial.
Com o objetivo de contribuir para a melhoria da vida das  pessoas foi criado na década de 1960 o Sistema Biodanza pelo professor, psicólogo, antropólogo, poeta e pintor chileno, Rolando  Toro Araneda (1914-2010), quando desenvolvia pesquisas com música e dança para o  tratamento de doentes mentais na Universidade do Chile. O primeiro nome dado ao  sistema foi psicodanza. Após estudo minucioso, Rolando Toro percebeu que o nome  psicodanza não era apropriado. Em uma epifania com a professora paulista Cecília  Luzzi cunhou o acrônimo BIODANZA, para designar o sistema,  cingir os  movimentos corporais, as cerimônias dos encontros capazes de produzir  homeostasia orgânica, afetiva, motora e existencial, contribuindo para o bem  estar do ser humano nos níveis imunológico, endócrino e neurológico,  contemplando também a visão e o caráter holístico do sistema, onde  corpo mente e espírito constitui um todo inseparável na manifestação da vida.  Desse modo, a partir do ano 1977, a psicodanza  também no Brasil passou a  ter o nome de “Biodanza - Sistema Rolando Toro”,  A idéia de Rolando Toro  aproximava-se do que era proposto pelo filósofo francês Roger Garaudy (1913-), em seu livro “Dançar a Vida”.
“Quando virdes as moças de Silo saindo para tomar  parte nas danças, [...].” Juízes 21:21
“Davi dançava com todo o entusiasmo [...]” 2  Samuel 6:14
Rolando Toro deu continuidade ao anseio de Carl Gustav Jung  (1875-1961) que desejava que o trabalho analítico desaguasse na corporeidade.  Revisitando Donald Woods Winnicott (1896-1971), Rolando Toro aprimorou o  processo de amadurecimento e a ética do cuidado humano arraigado na prática  vivencial da Biodanza. A arquitetura da Biodanza é fundamentada no princípio  Biocêntrico no qual Universo é um holograma vivo. Esse princípio se propõe a  orientar os relacionamentos sociais e educacionais para a criação de uma  estrutura psíquica capaz de estimular como centro e ponto de partida os  comportamentos humanos.  Entre os benefícios da Biodanza (não é preciso  saber dançar, tampouco experiência anterior), encontramos a possibilidade das  pessoas  se conhecerem melhor, se aceitarem, ficarem  desinibidas e  felizes. Esses benefícios contribuem para a ampliação do autoconhecimento e da  autoestima, minimizando os medos de colocar limites, de explicitar desejos, de  expressar anseios, de olhar nos olhos do outro, de tocar, de ser tocado e de se  aproximar, dentre outros. Dança, música e contato em grupo atuam no corpo e na  mente.
Os encontros, denominados de sessões, são realizados em local  seguro. Um clima de mútua confiança é propiciado pela presença suave, terna,  receptiva e disponível dos participantes o que permite a cada um conectar-se  cada vez mais profundamente com a sua própria identidade. O andamento de cada  sessão ocorre basicamente em duas fases distintas: uma verbal e outra vivencial.  A verbal acontece no início e abrange aproximadamente um terço da sessão. O  tempo restante é dedicado para vivências, músicas e movimentos corporais.
As vivências(com duração ideal de duas horas) são exercícios  semi estruturados pelo facilitador e realizados por todos os participantes. A  integração da vitalidade, da sexualidade, da criatividade, da afetividade  e  da transcendência é assim deflagrada nas vivências.  Nas vivências  em grupo, são utilizadas músicas, cantos e dança, na última estão   compreendidos os movimentos  que também envolvem a pulsação do  coração, o olhar e as mãos dadas, numa integração entre o sentir, o pensar  e o fazer. A dança resgata movimentos e gestos de vida encontrados no cotidiano  de cada pessoa e nas experiências dos diversos povos em diferentes épocas de  suas histórias.  Assim, é desencadeado um processo continuo e progressivo  onde é estimulado o sistema nervoso simpático e parassimpático, induzindo o  equilíbrio neurovegetativo e intensificando a homeostasia corporal, o que  resulta em uma sensação de bem estar físico, regulação do sono, sensação de  serenidade, despertar da criatividade existencial e o ritmo de vitalidade,  transcendendo os  limites pessoais.
A continuidade do trabalho deve ter um mínimo três meses a  seis meses de duração. Os encontros podem ser em Workshop ou em um local  especial (hotel fazenda, por exemplo). A Biodanza conquista cada vez mais espaço  em todo o mundo e é muito rebuscada na América do Sul.
No Brasil é representada legalmente junto ao Ministério do  Trabalho e Emprego pelo SINTE – SINDICATO DOS  TERAPEUTAS www.sinte.com.bre em quase todos os estados há uma escola de Biodanza com diversos  facilitadores e/ou didatas trabalhando com grupos de adultos, de crianças e  específicos com necessidades especiais. É muito desenvolvida na América Central  e do Norte. Na Europa está presente na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha,  França, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça. Começa  a desenvolver-se também na África do Sul, Austrália, Japão e Rússia. A Biodanza,  em suas várias extensões, também desenvolve projetos de aprofundamento tais  como: Minotauro, Árvore dos Desejos, Biodanza Aquática, os Quatros Elementos, I  Ching, Biodanza e Xamanismo, dentre outros, enriquecendo o movimento holístico  de forma permanente e aprofundada.
Em sua ampla experiência de mais de quinze anos, a mineira  Gisele Parreira, professora e didata de Biodanza que também foi aluna de Rolando  Toro afirma:
“A Biodanza é uma proposta para entrar em contato  profundo com a vida. Isso significa adquirir autonomia, autoestima, segurança,  vitalidade e saúde; poder expressar suas emoções e saber transformar a realidade  em oportunidade.”parreiragisele@yahoo.com.br 
Em treinamentos empresariais, comunitários, e em cursos que  leciona em Belo Horizonte – MG, Parreira, que também é psicanalista ditada e  advogada, ressalta:
 “A Biodanza é um importante instrumento para  desenvolver os potenciais genéticos adormecidos no ser humano e pelo processo  cultural que desperta o indivíduo para a realização de seu maior objetivo: viver  e ser feliz. Evidente que falar em Biodanza é sempre limitante por ter esse  sistema privilegiado à experiência vivencial, onde o sentir traz uma  intensificação e significação pessoal na expressão da dança de cada pessoa, a  coloca face a face consigo mesma. Onde não mais há a fala (às vezes, ela nos  desvia), há um sentir num fluxo e refluxo de si mesmo, aflorando do seu interno  para o externo, deparando-se com sua “verdade pessoal”, com seu sentir, com sua  experimentação íntima,  numa inversão de percepção da realidade, quase  sempre, observada do seu exterior. Assim, a vivência é impactante e  transformadora. ” www.biodanza-gp.blogspot.com
O objetivo da Biodanza é a ampliação do autoconhecimento e o  despertar dos nossos potenciais. Nesse significativo objetivo está à integração  do Ser humano entre seu pensar, sentir e agir de forma autêntica, numa unidade  coerente onde seu gesto acompanha seu sentimento e estes seus pensamentos e  intenções, ampliando sua existência por meio da própria sensibilidade  sinestésica, somática, sensorial e psíquica.
Segundo “Mestre do Afeto” Rolando Toro :
“ A base conceitual da Biodanza provem de uma  meditação sobre a vida, ou talvez da desesperança, do desejo de renascer dos  nossos gestos despedaçados, de nossa vazia e estéril estrutura de repressão.  Poderíamos dizer com certezas, de nossa nostalgia de amor.”
“Biodanza, mais que uma ciência, é uma poética do  encontro humano, uma nova sensibilidade frente à existência. Sua metodologia  promove uma sutil participação no processo evolutivo.”
“Dança, Amor e Vida são termos que aludem ao  fenômeno da Unicidade cósmica.  
O núcleo criador da cultura do terceiro milênio está por nascer com a restituição da sacralidade da vida.” www.biodanza.org.
O núcleo criador da cultura do terceiro milênio está por nascer com a restituição da sacralidade da vida.” www.biodanza.org.
Para saber mais : www.holopédia.com.br
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Raimundo Amim Lima Haddad - CRT 38326 - Terapeuta  Holístico, trabalha com Reiki, Calatonia, I Ching, Florais, Terapia  Corporal e Fitoterapia, dentre outras técnicas. | 
No  registro psíquico, acredita-se que ostraços da bocacompõem um código repleto de sinais capazes de revelar aspectos que  podem ou não ser conscientes, dentre os quais podemos destacar: satisfação  pessoal, realização interna, sentimentos de liberdade, etc. Por outro lado,  ostraços dos lábios revelam  uma interpretação possível da afetividade, amorosidade, objetividade e  interesses pessoais, e os traços  da língua podem indicar os  movimentos da busca do prazer, satisfação ou insatisfação.
A ciência  moderna define a boca como a primeira parte dosistema digestório, constituída por uma cavidade que se comunica com  o exterior pelovestíbulo (porção  periférica compreendida entre os arcos dentais, os lábios e a bochecha), e com  a laringe,pelo istmo das  fauces(abertura através da qual a cavidade da boca se comunica  posteriormente com a faringe). A base da cavidade está ocupada pela língua, e o  lábio, como sendo o relevo que ocupa as duas margens da boca.
 A  leitura a seguir também é baseada na acognosia e sugere algumas das proposições  mais simples de atitudes comportamentais, em conjugação com o somático, dos  pontos de vista objetivo, subjetivo e psíquico, sendo uma adição necessária para  a técnica “Análise da Imagem  Holística do Cliente,” facilmente encontrada no sitewww.holopedia.com.br
Tem como  objetivo acrescentar recursos para facilitar a análise e a interpretação dos  mais recorrentes traços de  boca que podem ser revelados nas  imagens do cliente. As expectativas são de aproximadamente noventa por cento de  exatidão possibilitando assim, revisões constantes.
I-Ausência do traço da  boca: pode revelar um cliente que tem a característica de ser incapaz a  qualquer satisfação pessoal e que está no auge da dependência. Mesmo que o  cliente esteja bem sucedido, poderá está numa condição de vida onde o necessário  e o possível deve ser feito somente para o outro. Assim, o impossível é atraído  para si. Seu maior desafio poderá  ser o de não se deixar levar pela posição de sucesso na vida.
 II - Boca em  traço reto (__): pode revelar um  cliente que tem a característica de está sendo conduzido pelo movimento  coletivo, ou seja, o seu desejo individual de diferenciação é a procura de  adequação às normas do grupo social ao qual pertence ou deseja pertencer. Seu  maior desafio poderá ser o de  descobrir seuspróprios propósitos.
 II - Boca em  traço reto (__): pode revelar um  cliente que tem a característica de está sendo conduzido pelo movimento  coletivo, ou seja, o seu desejo individual de diferenciação é a procura de  adequação às normas do grupo social ao qual pertence ou deseja pertencer. Seu  maior desafio poderá ser o de  descobrir seuspróprios propósitos.
III- Boca em traço em forma de meia lua: pode revelar um cliente que tem a característica dese envolver e assumir como se fossem seus,acontecimentos que para si  são sempre surpresas. A princípio, não sabe dizer do que gosta nem do que quer,  mas tem capacidade muito grande de ser seduzido.Seu maior desafio poderá ser o de retomar a leitura de valor para si  mesmo.
 IV- Boca em  traço em forma de meia lua invertida: pode revelar um cliente que tem a característica de saber o que quer,  mas não saber onde está o que quer.Seu maior desafio poderá ser o de definir metas e compromissos a serem  assumidos.
 IV- Boca em  traço em forma de meia lua invertida: pode revelar um cliente que tem a característica de saber o que quer,  mas não saber onde está o que quer.Seu maior desafio poderá ser o de definir metas e compromissos a serem  assumidos.
V- Boca em traço intermitente (----):pode revelar um cliente que tem a característica de gostar de ficar num  posto de observação e não se integrar tendo também limitações em saber o que  quer. Suas prováveis palavras de ordem: “pode ser”, “é uma possibilidade”, “talvez”, “vamos ver”, etc. Seu  maior desafio poderá ser o de organizar e definir sua meta.
VI- Boca sorriso (traço em forma meia lua na horizontal com um pequeno traço  diagonal em cada ponta): pode  revelar um cliente que acredita que está num bom momento da sua vida, mas isso,  antes de tudo, não passa de um grande esforço, pois nem sempre o sorriso  significa felicidade, cordialidade ou boa acolhida. Vale ressaltar que em se  tratando de gesto, é quase impossível falar com alguém durante certo espaço de  tempo sem sorrir, mesmo que a outra pessoa seja um inimigo. As pessoas também  sorriem sarcásticas, irônicas ou compassivamente.Seu maior desafio poderá ser o de não fazer segredo dos seus  incômodos.
VII- Boca triste (traço em forma meia lua invertida na horizontal com um pequeno  traço diagonal em cada ponta):pode revelar um cliente que tem como característica a lei do maior  esforço. Quanto mais obstáculos para superar mais prazer sentirá para atingir o  objetivo. Seu maior desafio  poderá ser o de abandonar a obrigatoriedade de ser muito  competente.
VIII- Boca estribo (? traço reto sob o  semicírculo): pode revelar um cliente com grande disponibilidade para o  externo. Seu maior desafio poderá  ser o de disponibilizar para o outro o que é necessário para si.
IX- Boca estribo invertido (traço  reto e sobre o semicírculo): pode revelar um cliente com limitações de fazer uso  de suas habilidades. Seu maior  desafio poderá ser o de desenvolver sua capacitação.
X-Boca  tipo triângulo ? ?: pode indicar um cliente que se disponibiliza para tudo,  mesmo não sendo necessário ou possível.Seu maior desafio poderá ser o de vencer o medo de que, se não se  disponibilizar espontaneamente, não terá importância.
XI- Boca zangada (traço superior e inferior dos lábios formando a boca, com a língua  para fora): pode indicar um cliente que acredita que não tem presença. Seu maior  desafio poderá ser a sua aceitação no seu meio de convívio.
XI – Boca marca de beijo (traço superior e inferior dos lábios formando a boca com um  semicírculo entre os mesmos): pode indicar um cliente romântico e criador de  ilusões. Seu maior desafio poderá ser o de não conseguir sair do lirismo para  enfrentar a realidade.
XIII- Boca ferradura (traço de formas [U ?] com ou sem dentes): pode indicar um  cliente que tem como antídoto para a sua ansiedade o fato de ser simplesmente  atendido. Pode também revelar também um cliente que geralmente dissimula  conscientemente. Seu maior desafio poderá ser o não de perceber que está sob  observação.
“A boca do  insensato é sua ruína, e seus lábios, uma armadilha para si mesmo”. Provérbios  18:7
Afirmamos  que é provável a possibilidade da revelação de uma centena de formatos de bocas  nas imagens feitas pelos próprios clientes
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  A Enciclopédia da Terapia Holística
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